O que é um podcast corporativo?
O podcast corporativo é basicamente a versão dessa mídia voltada para o mundo das empresas e, também, os profissionais liberais. Pode ser usado como meio de passar mensagens informativas, ou mesmo treinamentos destinados aos colaboradores com temas diversos relacionados a corporação e/ou os produtos e serviços por ela oferecidos.
Do mesmo modo, é possível produzir um podcast corporativo destinado ao público externo, como clientes, parceiros e apoiadores.
Vantagens do Podcast Corporativo:

2. Engajamento e Credibilidade: o podcast possibilita uma conexão mais pessoal com o público. O conteúdo, apresentado de maneira envolvente, discutindo tópicos relevantes, aproxima os ouvintes da marca. Isso favorece o engajamento. É especialmente valioso na comunicação interna, aproximando lideranças e colaboradores, mas também muito útil no fortalecimento da marca junto a clientes e parceiros.
Um conteúdo de podcast produzido com qualidade tem o potencial de tornar uma empresa uma referência, o que incorpora mais valor à marca, reforçando sua imagem positiva no mercado.
3. Reforço na Cultura da Empresa: quando destinado à comunicação interna, o podcast é uma ferramenta relevante para reforçar os pontos primordiais da cultura de uma instituição. Através dos episódios, as lideranças empresariais podem contar cases de sucesso, fortalecer os valores, bem como a visão estratégica da companhia. Além de tudo é um canal para reconhecer o esforço dos colaboradores, criando um ambiente de maior envolvimento e coesão.

4. Capacitação e treinamento dos Colaboradores: não há dúvidas do potencial do formato de um podcast como meio eficaz de passar conteúdos educativos e realizar treinamentos e levantar outros temas relevantes para a empresa de uma forma mais dinâmica e leve junto ao seu pessoal.
5. Diversificação dos Meios de Comunicação: é muito importante diversificar os meios de comunicação dentro ambiente empresarial, ampliando assim as possibilidades de atingimento do público. O podcast corporativo se encaixa perfeitamente dentro das estratégias destinadas aos meios digitais como redes sociais, newsletters direcionadas e blogs, uma alternativa mais informal para transmitir mensagens.

6. Fortalecimento da Imagem da Empresa: externamente, o podcast corporativo também é um meio muito eficiente dentro das estratégias de marketing. As corporações que optam por ter seus podcasts são consideradas inovadoras, conectadas com as tendências mais atuais. Um conteúdo de podcast produzido com qualidade tem o potencial de tornar uma empresa uma referência, o que incorpora mais valor à marca, reforçando sua imagem positiva no mercado.
Como produzir um Podcast Corporativo de Qualidade?
A Esquina Podcast participa de todo o processo de criação do podcast corporativo, da gravação à edição, garantindo a produção cuidadosa, com atenção à qualidade do material, à clareza da mensagem, uma edição dinâmica e a regularidade das publicações. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre a sua demanda.
